quarta-feira, 21 de maio de 2014


Se estivesse vivo, hoje O Prof. Hilton Rocha, Faria 99 anos

Filho de Francisco Ramos da Rocha e Maria Ribeiro da Rocha, Hilton Ribeiro da Rocha
nasceu em Cambuquira , em 23 de dezembro de 1911. A história conta que desde criança já se mostrava como um aluno dedicado e estudioso e suas belas notas no
Colégio Diocesano São José, no Rio de Janeiro, onde cursou o primário, já eram um prenúncio de um futuro brilhante e glorioso.
Em 1935 era professor-assistente de Clínica Oftalmológica, em 1938 atingia a Livre-Docência, para, em 1942, como candidato único e
defendendo a tese intitulada “O ângulo da câmara anterior”, tornar-se o mais jovem catedrático do País, aos 32 anos incompletos.
Casou-se com Maria do Carmo Neves Rocha, com quem teve nove filhos e foi realmente graças a ela, responsável pela tutela e educação destes, que Hilton Rocha pode levar adiante seus estudos e os seus mais nobres ideais.
Polivalente em suas qualidades: grande humanista, notável literato, líder de classe, emérito professor e invejável médico.
Hilton Rocha era um homem bom, carismático, altruísta, humano, simples e sobretudo honesto, qualidades estas que lhe permitiram escapar do princípio ao fim à vulgaridade do egoísmo comum.
Estudioso da língua portuguesa, portador de uma escrita ímpar e cristalina, dono de uma dicção e de uma oratória impressionante, tornou-se membro da Academia Mineira de Letras,
ocupando a cadeira nº 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário